Se você apresentar alguns dos sintomas abaixo, está na hora de procurar ajuda de um profissional:
dores musculares e de cabeça;
irritabilidade;
alterações de humor;
falhas de memória;
dificuldade de concentração;
falta de apetite;
agressividade;
isolamento – nos estágios iniciais parece que o indivíduo evita o contato com as demais pessoas; porém em estágios mais avançados pode-se desenvolver irritabilidade no contato com outras pessoas;
pessimismo e baixa autoestima;
sentimento de apatia e desesperança – este é um dos sintomas que mais leva aos diagnósticos errados da doença;
irritabilidade exagerada – a irritabilidade acaba surgindo devido ao sentimento de pessimismo e baixa autoestima, achando que aquilo que se faz não é bom o suficiente.
perda de prazer – inicia-se como algo simples, mas gradativamente torna-se evidente – como a perda de prazer por comidas ou atividades que antes gostava de praticar, momentos com a família etc.
maior suscetibilidade a doenças – como a síndrome de burnout mexe com o físico e também com o psicológico, acaba baixando a imunidade da pessoa, tornando-a mais suscetível ao aparecimento de doenças oportunistas.
Vale a pena ressaltar que, em determinados casos, o distúrbio pode ocasionar problemas físicos como hipertensão, dores musculares e de cabeça, fadigas excessivas e problemas estomacais como gastrite.
É muito comum que pessoas confundam o Burnout com Estresse, por serem condições similares e que compartilham alguns sintomas, mas é importante destacar que Burnout e estresse não são a mesma coisa. Burnout é uma síndrome psicológica relacionada ao trabalho. Já o estresse é uma resposta do corpo para diversas situações do cotidiano, como por exemplo medo ou situações extremas. O estresse é uma resposta fisiológica causada por alterações químicas no corpo, podendo resultar em irritação na pele, dores, formigamentos, perda de cabelo, além de sintomas psicológicos como ansiedade e depressão.

Comments